Santo Rosário do Frei Gilson: quem são os fiéis que passam a madrugada em oração na quaresma
18/04/2025
(Foto: Reprodução) Reportagem do g1 ouviu pessoas que acompanharam a oração do rosário na Canção Nova na última quinta-feira (17); fiéis fazem pedidos e agradecem bençãos alcançadas. Carina e a filha Cecília no Santo Rosário do Frei Gilson, na Canção Nova
Danilo Sardinha/g1
Carina e a filha Cecília, de seis anos, chegaram ao santuário da Canção Nova por volta das 3h30 da madrugada da última quinta-feira (17). Caminhando em direção aos bancos mais próximos do altar, carregavam um cartaz com os dizeres: "Frei Gilson, hoje é meu aniversário. Me dá sua benção?".
A aniversariante Cecília ficou ao lado da mãe durante todo o Santo Rosário de Frei Gilson, que tem mobilizado milhões de fiéis nas madrugadas pela internet. Nesta semana, o sacerdote está em Cachoeira Paulista (SP) para fazer a oração do rosário na Canção Nova. O g1 esteve no local para acompanhar a celebração na última quinta-feira (veja mais aqui).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Santo Rosário do Frei Gilson na Canção Nova, em Cachoeira Paulista
Danilo Sardinha/g1
A fisioterapeuta Carina e a filha Cecília moram em Guaratinguetá, cidade próxima a Cachoeira Paulista. Ficaram juntas durante toda a oração e, ao fim dela, aproximaram-se do altar para receber a benção do sacerdote.
"Ela pediu para vir, para começar o dia dela de uma maneira especial. Quis trazer um cartaz para ver se o Frei dá uma benção especial. Acompanhamos (o Frei Gilson) há bastante tempo, sempre nas madrugadas. A gente acompanha pelas redes sociais dele. Um homem de fé que a gente admira. A gente sente a presença de Deus na pessoa dele", contou Carina.
Relatos de fé
As lives de Frei Gilson mobiliza milhões de fiéis na madrugada. Na live acompanhada pelo g1 na última quinta-feira, foram mais de um milhão de pessoas assistindo ao Santo Rosário, somando todas as redes sociais do sacerdote que faziam a transmissão ao vivo. Na caixa de comentários da live, haviam agradecimentos e pedidos. No santuário da Canção Nova, não era diferente.
Fiéis lotam santuário da Canção Nova para o Santo Rosário do Frei Gilson
Danilo Sardinha/g1
Cerca de 5 mil pessoas acompanharam presencialmente o Santo Rosário de Frei Gilson. Pessoas que saíram de diversas partes do Brasil para viver este momento de fé. Sônia Maria dos Santos, promotora de eventos no Rio de Janeiro, chegou por volta das 21h em Cachoeira Paulista e ficou acordada até o rosário, que começou às 3h45.
"Estou ansiosa para ver o frei pessoalmente, que é meu sonho. É a primeira vez que venho na Canção Nova. Era meu sonho. Eu sinto tanta benção, tanta verdade, tanta pureza no Frei Gilson, que me encanta. Estou fazendo isso pelos meus filhos, pelo meu pai e pela minha saúde", disse Sônia.
Sônia Maria dos Santos acompanha o Santo Rosário do Frei Gilson
Danilo Sardinha/g1
No fim do Santo Rosário, Frei Gilson cantou a música "Eu te levantarei". A canção mexe com as emoções de Mercedes de Lourdes Rodrigues, que é natural de Cachoeira Paulista e vive há mais de 20 anos em São Paulo.
Em 2018, Mercedes viveu uma dor que, até hoje, é difícil explicar o quanto é dolorida: a morte do filho assassinado. Nossa Senhora, segundo ela, foi a responsável por sustentá-la diante desse fato tão duro. Ouvir as pregações de Padre Jonas Abib (fundador da Canção Nova que faleceu em 2022) e a canção de Frei Gilson foram importantes para ela passar por esse momento. Por isso, quis vir ver Frei Gilson presencialmente nessa quinta-feira (17).
"É algo indescritível (a morte do filho). Só quem passa sabe o que é isso. Me agarrei muito em Nossa Senhora, porque ela teve seu filho morto. Pedi forças, porque eu não tinha. Um dia, de madrugada sempre rezando, o Padre Jonas (Adib) falava para aguentar firme. Eu fui aguentando. Chorava demais de madrugada. Um dia, sonhei que Deus falava comigo: “eu vou te levantar”. Ele me levantou, com muita oração. A música que me levantou mais foi a música do Frei Gilson: “eu te levantarei”. Só de falar, tenho vontade de chorar. Hoje não é de dor, de tristeza. Mas no meio daquela dor que não tem nome, de perder um filho, transformou-se em amor", afirmou Mercedes.
"Não perco nenhum dia. Faço capengando às vezes (por causa do horário), molho os olhos e levanto. Ele faz a gente levantar, cantar", acrescentou.
Santuário da Canção Nova cheio para o Santo Rosário do Frei Gilson
Danilo Sardinha/g1
Enquanto Mercedes Rodrigues esteve no Santo Rosário de Frei Gilson para agradecer a força que recebeu, a enfermeira Ana Lúcia Maia foi ao local para pedir uma benção para a filha.
"Vou conseguir, tenho fé em Deus. É pela minha filha. Quero alcançar essa graça com ela", disse emocionada.
"Ele (Frei Gilson) é uma pessoa muito iluminada, tem uma sabedoria muito grande, iluminada. Transmite muita luz, muita paz para gente", completou Ana Lúcia.
Orações na madrugada
A horário da lives de Frei Gilson chama atenção. Ela ocorre às 3h45. O horário é significativo para os cristãos em quaresma, que interpretam o silêncio da madrugada como um período poderoso para práticas de penitência e disciplina espiritual.
Na Canção Nova, o movimento era intenso na última quinta-feira às 3h. Crianças, adultos e idosos buscavam espaços nos bancos do santuário, que comporta cerca de cinco mil pessoas. Muitos que ali estavam já acompanham as lives do sacerdote neste horário.
Santo Rosário do Frei Gilson na Canção Nova, em Cachoeira Paulista
Danilo Sardinha/g1
O vigilante Ricardo Ganga, da Bahia, é um deles. Ele está em Cachoeira Paulista para procedimentos médicos e aproveitou a presença de Frei Gilson na cidade para ir fazer a oração do rosário presencialmente.
"Não é um horário cômodo para todos, principalmente para quem trabalha. Só que muitas vezes o ser humano tira tempo para fazer outras coisas. Muitos que vem aqui, vão ir trabalhar depois. Mas você acaba saindo muito cheio de energia, o dia se torna tranquilo. Estou aqui desde segunda-feira. Cada dia está aumentando, sendo mais maravilhoso", disse Ricardo.
"Trabalho à noite. No dia que estou no meu trabalho, o horário de descanso eu deixo para tirar no horário para fazer o rosário", contou Ana Lúcia Maia. "Quando estou em casa, coloco o relógio para despertar. Tem dias que a gente reza cochilando, mas estamos firmes na oração. Muitas vezes, o relógio nem despertou e parece que Deus acorda a gente antes de despertar. A gente vai criando esse hábito. Parece que Deus assopra no seu ouvido que é para você acordar, mesmo".
Quem é Frei Gilson?
Gilson da Silva Pupo Azevedo, o Frei Gilson, é natural de São Paulo e tem 37 anos. Em 2013, foi ordenado sacerdote e, por nove anos, comandou a Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Diocese de Santo Amaro, em São Paulo. Ele pertence ao Instituto dos Freis Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, em São Paulo. O pároco retornou à igreja em novembro do ano passado apenas para realizar uma missa especial.
Frei Gilson
Bruno Marques/Canção Nova
Além de sacerdote, Frei Gilson é cantor e influenciador. Tem um dos canais cristãos com mais seguidores no Brasil. No Instagram, o Frei acumula 9,1 milhões de seguidores. Em plataformas de streaming como o Spotify, possui 1,3 milhões de ouvintes mensais e hits cristãos como 'Eu Seguirei' e 'Acalma Minha Tempestade'.
Santo Rosário
O Rosário, conhecido também como Santo Rosário, é uma tradicional oração do catolicismo à Virgem Maria. É um conjunto de rezas que incluem o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Glória ao Pai. O Rosário é dividido em quatro mistérios, que contam passagens da vida de Jesus Cristo e de Maria, mãe de Jesus.
A prática desta oração pode ser feita individualmente ou em grupo. Católicos que adotam a reza do Rosário creem na força espiritual da prática.
Uma explicação difundida entre os católicos diz que a oração do Rosário foi inspirada nos monges. Fiéis observavam a prática de oração contínua de salmos, feita pelos monges. Em vez de salmos, os fiéis católicos começaram a rezar a Ave-Maria de forma contínua.
Santo Rosário do Frei Gilson na Canção Nova, em Cachoeira Paulista
Danilo Sardinha/g1
As Ave-Marias são divididas em quatro mistérios. Inicialmente, eram três mistérios e, cada um, era composto por 50 Ave-Marias. Em 2002, o Papa João Paulo II acrescentou o quarto mistério. Portanto, são 200 Ave-Marias. Os mistérios são: Mistérios Gozosos (ou mistérios da alegria), Mistérios Dolorosos (ou mistérios da dor), Mistérios Gloriosos (ou mistérios da glorificação de Jesus) e Mistérios Luminosos (ou mistérios da luz).
Não há uma regra para a oração diária desses mistérios. Há pessoas, por exemplo, que não conseguem rezar os quatro em um dia e rezam um por dia. O importante, de acordo com a tradição e a crença, é que a reza seja diária, seja o Rosário completo ou apenas um dos mistérios.
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina